MEIO AMBIENTE >> Geração de energia eólica e solar: colaborando para o desenvolvimento sustentável

 

A energia eólica e energia solar fotovoltaica são cruciais não só para satisfazer as necessidades energéticas futuras, mas para reduzir as emissões de gases efeito estufa do setor de energia. Felizmente, a implantação de ambas as tecnologias tem se expandido nos últimos anos, com custos mais competitivos em relação aos combustíveis fósseis.

1/3
Energias renováveis contra o aquecimento global
O aquecimento do planeta é uma realidade e, se nada for feito, ele trará consequências catastróficas para a biodiversidade e para o ser humano. Por isso, é importante que empresas e governos a abandonarem fontes fósseis de geração de energia, como o petróleo e o carvão, e substituí-las pelas novas renováveis, como solar e eólica. Essa é uma estratégia não só para reduzir as emissões de gases-estufa, mas para consolidar um crescimento econômico baseado em tecnologias que não prejudicam o planeta.
Aquecimento global: o nosso maior desafio
Podemos voltar atrás? Em determinado grau, não, pelo menos em curto prazo. Mas o custo do desenvolvimento feito de qualquer jeito é alto demais para as próximas gerações, e uma resposta deve ser dada imediatamente. Precisamos deixar essa capa que cobre a Terra mais fina – ou pelo menos mantê-la do jeito que ela está hoje.
 
Quanto mais tempo o homem demora para implantar as soluções, pior será o futuro – mais caro e muito mais difícil será lidar com as mudanças climáticas. 
 
O sol, o vento, a água e a biomassa são as fontes mais promissoras de energia hoje. O mundo não precisa investir em mais usinas a carvão e deve investir em alternativas para os carros, aviões e navios que bebem petróleo a torto e a direito. O mundo precisa de uma matriz elétrica diversificada e reformar as usinas existentes, para que deixem de jogar dinheiro e energia fora e aproveitem tudo o que é produzido ali, sem desperdício.
 

2008-2019 © Copyright - ENERGYPRO GROUP - Todos os direitos reservados